Sempre é tempo de recomeçar

Muitas vezes achamos que tudo está perdido, o sonho acabou e nada mais resta. Porém esquecemos que estamos vivos e por mais que as coisas estejam ruins há sempre um recomeço.
Enquanto houver oxigênio haverá problrmas, e é um bom sinal, pois nos problemas estão os maiores desafios e estes nos fazem sentimos vivos.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Da época que fui feliz II

Quando o povo de Sant'Ana do Agreste reconheceu Tieta na saída do helicóptero,  foi um "Deus nos acuda"! Carmô que havia deixado a agência dos Correios por conta da novidade correu para abraçar a amiga querida.
Timóteo e Elisa também se aproximaram, Ricardo ainda continuava em transe, como se estivesse diante de uma aparição. "Ela está ainda mais linda! " pensou o rapaz.
Conversa vai, conversa vem, Tieta foi informada que sua casa na cidade  passava por uma reforma.
CARMÔ:_ Depois da tempestade,  todas as casas tiveram que ser praticamente refeitas, a sua foi a menos atingida, por isso ficou por último. Além do mais, Amintas e Ricardo se dedicaram à construção da casa de Mangue Seco, (que ficou uma belezura)! Só agora Amintas pode fazer os reparos na casa da cidade.
ELISA:__ Como tu veio sem avisar,  pode ficar lá em casa, até Cora preparar a casa da praia pra te receber.
RICARDO: __ Ou lá em casa, vai ser uma honra te hospedar de novo!
Tieta sentiu uma emoção inesperada ao ouvir a voz do sobrinho, sentiu um tremor nas pernas,  seu coração bateu acelerado e, não conseguiu pronunciar palavra sequer ao cruzar seus olhos aos de Ricardo.
"Frente a frente, tia e sobrinho" (Amado, 1977, p. 188), são envolvidos por um encantamento que por alguns instantes parecia não haver ninguém mais no local. Apenas os dois e a brisa que trazia de longe o cheiro da maresia e se misturava ao perfume de Tieta. É Leonora quem vem trazê-los de volta ao mundo.
NORA:__ O que não falta é lugar pra Mãezinha ficar. Se quiser, vem comigo!
De volta ao solo do Agreste, Tieta pensou em aceitar o a oferta de Ricardo,  mas percebeu o olhar de birra de Imaculada e optou pela casa de Leonora.
TIETA: __ Passo o dia na casa de Nora,  talvez almoce com Elisa e Timóteo, enquanto isso alguém avisa Cora que cheguei, e que à noite vou para Mangue Seco. Hoje é noite de lua, vai ser uma maravilha apreciar a lua na minha casa nova, depois de tanto tempo!
Um comboio partiu em direção à casa de Leonora, todos queriam ajudar com as malas e olhar para Tieta,  ver de perto aquela mulher incrível,  que parecia não ser real, de tão linda!
Ricardo ficou parado, como que quisesse aspirar o último traço de perfume que a tia deixara no ar.
Nesse tempo Ascânio tinha sido eleito deputado, Ricardo era prefeito da cidade, mas ultimamente não conseguia se concentrar nas necessidades do povo. Sentia que sua vida era só  uma repetição de dias iguais, gostava da companhia de Imaculada, amava os filhos, mas sentia que algo lhe faltava.
Volta e meia, se pegava lembrando de um beijo furtado de Tieta,  correndo risco de serem pegos por alguém.  Ou de uma briga causada por seu ciúme desmedido, da época que acreditava que a tia era uma Santa, mas Santa mesmo era sua inocência em crer em tal coisa.
Na casa de Leonora,  no quarto de hóspedes, Carmô quis saber de Tieta o motivo de sua volta repentina.
TIETA: __ Hoje de madrugada Cardo me ligou da prefeitura. Eu estranhei a hora e o fato dele estar na prefeitura.  Acho que está acontecendo alguma coisa com aquele cabrito.
CARMÔ: __ Ele anda meio estranho mesmo.  Imaculada reclama que ele chega tarde, sai cedo,  quase nem fala com as crianças... depois de uma pausa Carmô revelou à Tieta sobre o "quarto proibido"!
TIETA: __ Que estória é essa de "quarto proibido ", mulher?
CARMÔ: __ O quarto de Perpétua.  Ricardo não deixa ninguém entrar lá, a não ser Aracy pra limpar,  assim mesmo com supervisão dele. E às vezes fica horas trancado lá.
Ao ouvir sobre o quarto de Perpétua, Tieta teve doces lembranças dos bons momentos que ali passou.  E confirmou sua suspeita: Ricardo estava com problemas.
TIETA: __ O que será que está passando na cabeça do meu ex- padreco? Seja o que for, vou descobrir.
O dia passou muito rápido,  entre uma visita e outra, entre um assunto e outro Pirica veio buscar as malas de Tieta para o ancoradouro.  Já anoitecia e logo a lua iria mostrar sua face.
No ancoradouro a Cabrona teve uma surpresa; Ricardo a esperava para conduzi-la até Mangue Seco e lhe apresentar a casa. Afinal aquela casa era um projeto dos dois, queria ver os olhos de Tieta ao ver a casa pronta.

Nair Gevezier 13/06/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário