Sempre é tempo de recomeçar

Muitas vezes achamos que tudo está perdido, o sonho acabou e nada mais resta. Porém esquecemos que estamos vivos e por mais que as coisas estejam ruins há sempre um recomeço.
Enquanto houver oxigênio haverá problrmas, e é um bom sinal, pois nos problemas estão os maiores desafios e estes nos fazem sentimos vivos.

domingo, 7 de maio de 2017

Contradições

Contradições 
Nos tempos de criança, a preservação da fauna e da flora já eram assuntos discutidos na escola. O meio ambiente foi tema de muitas redações minhas. Redações estas que sempre tirava boas notas, modéstia à parte. 
Só que, o que a professora não sabia, nem a minha consciência, era que ao voltar da escola, o alçapão já me esperava, pronto para ser armado e capturar mais um passarinho descuidado. Porque afinal de contas, quem precisava de proteção eram as aves da Amazônia e o mico-leão- dourado, não os pássaros do quintal da minha casa.
Para sorte dos tico-ticos, sempre fui afobada e acabava desistindo da armadilha antes que qualquer ave pudesse cair nela.
Certa manhã capturei um coleiro. Minha felicidade foi tamanha. Tinha mil planos para o bichinho. Troca-lo numa bicicleta, ou vendê-lo para comprar uma?
Não comercializei o coleiro, o passarinho habitou uma gaiola prateada durante dois anos e eu nem mais o olhava. 
Certa noite foi roubado, nunca mais o vi.
Meses depois, após ler "Coração de vidro", de José Mauro de Vasconcelos, jurei para mim mesma que passarinho em gaiola nunca mais. Aprendi duas lições que trago comigo até hoje: 
A liberdade é o bem mais precioso. Poder bater asas e voar, seja lá longe na Amazônia, ou no quintal de casa, é um direito que não deve ser roubado de ninguém. 
Outra lição que aprendi com as prisões da vida, é que querer mudar o mundo e não mudar de atitudes, é a mesma coisa que proteger o meio ambiente em boas redações e engaiolar pássaros no quintal de casa. 
Nair Gevezier 06/05/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário